Rinite Alérgica – Causas e Consequências

Rinite Alérgica – Causas e Consequências

A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. Essas substâncias são chamadas alérgenos. Os principais sinais apresentados são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.
O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões.
O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo.
Sabemos que existe um componente genético nas alergias. Quando ambos os pais têm rinite, a chance de os filhos terem o problema chega a 50%.
Quando a pessoa que carrega essa predisposição entra em contato com um alérgeno, passa a ser reativa a ele e não mais tolerar o contato. Essa reação em geral acontece nos primeiros anos de vida, mas pode ser mais tardia.

O que provoca a rinite alérgica?

O meio ambiente é cheio de substâncias alérgicas, a poeira e o pólen e até alguns alimentos podem nos trazer a rinite alérgica.
A poeira de casa é maior inimiga que temos, pois ela traz consigo vários elementos que provocam a rinite. Pelos de animais, fungos e ácaros e restos de animais.
Os ácaros se adaptam muito mais em casas devido a locais úmidos. E com forte apelo para sua proliferação.
Eles aparecem muito em colchões e estofados, por isso a higienização desses locais evita a criação de fungos e ácaros e ajuda a prevenir a rinite.
O pólen é outro elemento que favorece a rinite, principalmente durante a primavera e o outono. Que têm as plantas como ponto alto.
Já a alergia alimentar é menos vista, mas acontece principalmente com os seguintes alimentos, leite de vaca, ovos, peixe e crustáceos. Como por exemplo pessoas que são alérgicas a camarão.

Alergia é um tema complexo
O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo de invasores externos, como vírus e bactérias – sobre alergia.

Sintomas da rinite alérgica

Alguns sintomas da rinite alérgica surgem logo após entrar em contato com o alérgeno. Os principais sintomas da crise de rinite alérgica são:
• irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região;
• problemas com odores;
• coriza;
• espirros;
• lacrimejamento nos olhos;
Alguns sintomas da rinite alérgica se apresentam ao longo de horas:
• congestão nasal;
• tosse;
• diminuição da audição e diminuição do olfato;
• dor de garganta;
• olheiras;
• olhos inchados;
• fadiga e irritabilidade;
• cefaleia.

Fatores de risco

As pessoas que possuem outros tipos de alergia podem e correm mais riscos de terem rinite alérgica. Pois os fatores de risco são constantes para qualquer pessoa, pois podemos ter em nossa família alguém com histórico de alergia, sendo assim fica mais fácil termos uma tendência a também vir a ter a rinite alérgica.
Outros fatores são os lugares que costumamos a frequentar, tipo locais pouco ensolarados e com muito pouca ventilação. E o mais importante dos fatores de risco, a poluição do ar. Esse é o principal inimigo de quem tem rinite, cidades com alto índice de poluição com certeza tem muitos casos de rinite alérgica.
Mas infelizmente a poluição do ar está aí e não há como fugir dela. Mas os cuidados são de responsabilidade de cada um. Evitar todo e qualquer tipo de alergia é de vital importância, como já falei acima, manter as coisas limpas, evitar locais sujos e pouco ventilados, tudo isso ajuda a prevenir a rinite alérgica.

Tratamento da rinite alérgica

A rinite alérgica é uma reação
A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas

As três formas mais comuns para o tratamento da rinite são, a higiene ambiental, medicamentos e a imunoterapia. Com esses tratamentos utilizados de forma correta, a chance de bons resultados será maior.

Higiene ambiental

A higiene ambiental é simplesmente a limpeza de nossa casa, mantendo a casa limpa, móveis, estofados, carpetes, tapetes e cortinas e até animais de pelúcia se tiver, sempre limpos, com isso a chance de não termos ou diminuir as crises alérgicas serão bem maiores.
Pois ambientes limpos evitam fungos e ácaros. E claro também ambientes bem ventilados e com presença de sol ajudam muito no combate a rinite alérgica. Evitar produtos de limpeza com cheiro forte, perfumes também com odor forte ajudam na prevenção.

Imunoterapia

As vacinas são uma boa opção, caso não haja melhora com os medicamentos. Principalmente se os exames de sangue e teste cutâneo derem positivo.
E se o tratamento funcionar com o tempo as vacinas podem ser suspensas e as crises podem diminuir. Mas pra que isso aconteça todos os outros métodos acima citados devem ter sido utilizados.

Medicamentos

Os antialérgicos e os descongestionantes nasais são os mais indicados para o tratamento da rinite alérgica, isso é claro sempre acompanhado de perto por um médico ou especialista, pois somente ele poderá indicar um tratamento correto e específico de acordo com o tipo de rinite.
O uso correto dos medicamentos só beneficiará o paciente que com o tempo não precisar usar com mais frequência e também poderá ter uma diminuição nas crises.

Convivendo/ Prognóstico e prevenção

Para viver bem com a rinite, é preciso seguir à risca todos os cuidados já falados antes, e prestar atenção no tratamento pois somente assim a pessoa que tem rinite conseguirá ter uma vida tranquila, mesmo sendo portadora da mesma.
Deve-se tomar cuidado sempre pra não complicar ainda mais a alergia e nunca parar o tratamento por conta própria a não ser com a devida orientação médica. E os cuidados já foram falados anteriormente.

Rinite alérgica tem cura

A rinite pode ser tratada, algumas alergias podem desaparecer com o tempo. Isso acontece à medida que ficamos mais velhos.
As crianças por exemplo a medida que vão crescendo podem se livrar das alergias, pois elas vão ficando mais velhas e o sistema imunológica fica menos sensível ao alérgeno.
Portanto assim que uma pessoa tem contato com uma substância alérgena ela poderá ter isso a longo prazo. E a prevenção de modo geral é evitar o contato com agentes alérgenos que trazem e provocam alergias.
A rinite alérgica pode trazer complicações como: problemas no sono, roncos, sinusite e otite.

Bom, foram muitas informações sobrea rinite alérgica e espero ter lhe sido útil.
Se ficaram dúvidas, deixe-as nos comentários abaixo que eu respondo em seguida.

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *